A prática física de posturas (yoga) é parte integrante do sistema de treino e incide sobre determinados aspectos (que podem ser adequados a qualquer prática física) dos quais se destacam:
- Descontracção
- Respiração
- Desprendimento interior
- Concentração
Convém nunca esquecer que é exigido um permanente estado de espírito sem o qual não se consegue tirar as vantagens obtidas pelos mestres desde tempos imemoraveis.
Se observarmos a postura de combate como exemplo, poderemos experimentar e adequar os referidos aspectos do seguinte modo:
- descontracção - de modo a eliminar a tensão física e mental e assim permitir a fluidez na reacção.
- respiração - através do controlo da mesma controlamos a fadiga e a energia (ki) necessária à precisão e eficácia das nossas reacções.
- desprendimento interior - este aspecto permite usufruir da sensação de auto controlo e superar as limitações do eu no momento de reagir.
- concentração - só deste modo mantemos uma guarda eficaz, permanente e de acordo com a realidade da situação presente.
Da prática regular do sistema de treino surge a melhoria de muitos outros aspectos; a resistência, a força, a flexibilidade, o equilíbrio, a coordenação, a velocidade entre outros. Estas melhorias estão ligadas a exercícios complementares necessários ao bom funcionamento do sistema como um todo, contudo não são o aspecto prioritário do treino. Sendo o K.M.D. um sistema marcial evolutivo de defesa pessoal, o aspecto físico sobre o qual há maior incidência é o desenvolvimento dos aspectos técnico-tácticos necessários à eficácia em defesa pessoal.