Amar e Respeitar a Natureza – Sendo a Natureza a mãe de todas as mães, nós filhos, temos de manter a qualidade da relação que tende a ser ameaçada pelos nossos comportamentos. Pois a regeneração e os ciclos naturais e necessários à vida dependem unicamente das nossas acções sobe o meio que simplesmente retribui com uma reposição de um equilíbrio continuamente ameaçado pela nossa agressão constante. Dentro das nossas capacidades, actos de consumo de meios e poluição entre outros, deverão de ser responsabilidade de todos, desde os mais simples aos mais complexos, dos de menor aos de maior impacto... a Natureza não só agradece como retribui!
Nunca fazer um mau uso do sistema – Há fins que não justificam os meios, e o uso de meios técnico-tácticos adquiridos pela prática são um meio possível de uso de força (controlar os outros), mas o caminho do guerreiro é o do auto-controlo. Saber como e quando usar adequadamente os conhecimentos técnico-tácticos faz parte da própria pratica e requer um nível de consciência elevado e treinado. Retaliar significa usar a força e constitui sempre uma derrota, contudo uma contra medida à altura da acção agressora negativa requer um espírito ímpar não só em habilidades e destreza física mas também num auto-controlo superior.... Agir sim mas nunca por medo, ódio ou vingança, sempre por amor e respeito, pelo agressor e também por nós mesmos.
Busca continua do equilíbrio – O requisito fundamental a esta busca é a concentração, pois sem a tomada de consciência da existência dos opostos não temos noção da existência do centro. Entender que o nosso eu é o nosso pior inimigo é algo de fascinante, mas entender em simultâneo que o nosso maior inimigo é também o nosso maior amigo é algo que requer concentração absoluta no equilíbrio. O equilíbrio reside sempre entre os opostos e a sua busca tem de ser continua devido ao estado de consciência ser impermanente por imposição do movimento continuo dos opostos... portanto a busca não significa ser equilibrado mas quando continua e concentrada permite "estar" em equilíbrio.