KMD Copyright ®

Copyright ® KMD Sistema marcial evolutivo

Elementos fundamentais de um artista marcial.

O verdadeiro artista marcial nunca toma a iniciativa do confronto, nem mesmo age em retaliação, somente reage com contramedidas adequadas à situação presente, mesmo até no decorrer de situações extremas. Dos fundamentos inerentes ao caminho de um artista marcial devemos ter em consideração as quatro dimensões base sobre as quais se desenvolve esse mesmo caminho:
1) A dimensão técnica é desenvolvida com o intuito de promover arsenal em quantidade e qualidade suficiente a permitir a reacção ao artista marcial (bloqueios, ataques, esquivas, projecções e etc).
2) A dimensão táctica permite ao artista marcial desenvolver a capacidade de saber o como reagir, seja após a iniciativa do agressor, seja durante ou seja antecipando a certeza de uma iniciativa. Na táctica deve existir sempre um pólo fixo, que não se move, não muda e é totalmente estável. Em contrapartida a este pólo fixo deve existir o pólo móvel, o qual se adapta constantemente e está sempre em condições de mudar tudo a um determinado e dado momento.
3) A dimensão estratégica está num patamar mais elevado e desenvolve a capacidade mais responsável de saber o que fazer perante a situação. É na acertada decisão estratégica que reside a garantia de retorno ao equilíbrio após e ou durante o confronto. Para a decisão estratégica ser acertada convém ter em conta toda uma estrutura e ideias a serem entendidas (aprendidas, experimentadas e sentidas); um ideal transcendente, mestria, a virtude de ser discipulado, a imortalidade da alma, as qualidades da natureza, os obstáculos à sabedoria, a ilusão do mundo, a realidade superior, as provas iniciáticas e a iniciação... ou seja... todo um caminho a percorrer.
4) A dimensão mágica permite o elo do artista marcial ao espírito da guerra interior, é uma espécie de mundo místico que desperta a alma do guerreiro, é algo com o qual nos identificamos ou não nos identificamos. É nesta dimensão que intervêm como complementos à prática, os símbolos, o cerimonial e etc. É nesta dimensão que reside o verdadeiro poder do artista marcial guerreiro.