KMD Copyright ®

Copyright ® KMD Sistema marcial evolutivo

K.M.D. Princípios

Disciplina – sem a qual nenhuma prática é possível, não confundir disciplina com sentido de obrigação, medo ou complexo de culpa, disciplina não pode ser algo que nos é imposto por terceiros. A ideia mais exacta seria auto-disciplina, e deste modo, exigir o máximo de nós mesmos como praticantes da doutrina da guerra interior e esperar o mínimo dos que nos rodeiam seria sensato para evitar conflitos.

Energia interior – é no nosso interior que reside todo o poder para ultrapassar os momentos difíceis. Não se trata unicamente de força e inteligência mas sim de uma fonte inesgotável, se em harmonia com o universo, que alimenta todas as nossas capacidades.

Corpo e mente sã – aqui reside a base de sustentação de todo o processo da prática. A manutenção da saúde através de comportamentos saudáveis é fundamental para desenvolver o processo de evolução. Um comportamento de excessos e agressão à nossa própria saúde afasta-nos obviamente do centro e constitui um grande obstáculo à concentração. É fundamental ter consciência das nossas limitações tanto físicas como mentais, assim como do desgaste das nossas potencialidades através da idade e dos nossos comportamentos. Adequar o conceito de bem estar físico, psicológico e social é então fundamental a qualquer artista marcial.

Sistema de combate e defesa pessoal – a ter de fazer algo, que seja algo verdadeiramente eficaz e ao nível do momento. O importante é não esquecer que o sucesso neste principio está directamente relacionado com o sucesso dos 3 anteriores. Todas as técnicas são úteis e eficazes desde que usadas no momento e da forma correcta. Técnica, táctica e estratégia têm de andar sempre juntas e numa relação harmoniosa. Só através de uma prática constante do sistema é que desenvolvemos a capacidade de adaptar o esquema técnico-táctico às infinitas situações reais possíveis de acontecer num confronto.